O HPV e a manifestação nos homens

População masculina também pode desenvolver câncer

Embora o HPV seja lembrado principalmente por ser um potencializador do risco de câncer do colo do útero em mulheres, ele também produz efeitos desagradáveis nos homens.

Durante uma conversa informal com um médico, ele relatou o efeito do HPV em um paciente do sexo masculino. Segundo o profissional da saúde, o paciente resolveu procurar ajuda um tanto tarde, pois o órgão sexual estava transfigurado em uma “couve-flor”, tamanha a quantidade e dimensão das lesões acumuladas. As lesões seriam menores se o indivíduo procurasse ajuda médica previamente.

No entanto, essa é a pior consequência que o HPV causa no homem? Para responder a pergunta, entrevistei Otávio Storch, Mestre em Medicina Veterinária com especialidade em doenças infecciosas, pela Universidade Federal de Pelotas, mas também, acadêmico do curso de Medicina na mesma Universidade. O médico ressalta que “além das lesões visíveis e das microscópicas, o HPV no homem está associado ao desenvolvimento de câncer no pênis. E,segundo estudos mais recentes, foram encontrados indícios de que o papiloma vírus humano pode ser o responsável pelo surgimento de tumores raros na cabeça e no pescoço”.

O profissional ainda questiona a eficácia do preservativo masculino na prevenção do HPV, por não barrar 100% a transmissão do vírus. Dessa forma, os homens deveriam evitar situações que colocam a saúde em risco (como a promiscuidade), levando em consideração, também, a saúde das parceiras. Além disso, é importante procurar um médico para avaliar a saúde regularmente e conversar sobre doenças sexualmente transmissíveis.

* Post produzido por Rodrigo Calheiros, Engenheiro da computação

Mande também o seu post e nós o avaliaremos!

Post relacionado: https://blogsobrehpv.wordpress.com/2009/12/02/comunicado/

Responda a nossa enquete e participe:

Serviços

Dr. Herbert Sauer – médico urologista

Endereço:

Rua Jose de Alencar, número 207, sala 202.

Telefone:  3233-8914

 

0 Responses to “O HPV e a manifestação nos homens”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: